Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Gengibre e limão, uma perfeita combinação para emagrecer

Gengibre e limão, uma perfeita combinação para emagrecer

O gengibre é uma raiz conhecida mundialmente por todas as propriedades que tem para a saúde, especialmente pelo seu poder anti-inflamatório e suas propriedades gástricas que favorecem o sistema digestivo. Esta raiz se utiliza com o fim de emagrecer, já que suas propriedades favorecem a perda de peso, pois além de melhorar as funções digestivas, também tem o efeito “termogênico” que ajuda a ativar o metabolismo, sendo assim um potente queima-gordura e queima-calorias.
Por outro lado, o limão é outro dos poderosos produtos medicinais que favorecem a saúde de diferentes formas e também é considerado como um emagrecedor natural. Seu teor de Vitamina C, o torna um antioxidante muito eficaz que facilita a eliminação de resíduos do organismo, combate a retenção de líquidos, ajuda a desintoxicar o corpo e contribui para eliminar o inchaço abdominal.

Como é possível emagrecer com gengibre e limão?

Levando em conta que ambos os ingredientes têm propriedades que favorecem aeliminação de gorduras e resíduos do organismo, os dois juntos são considerados como um potente emagrecedor natural que pode te ajudar a completar muito bem a sua dieta para perder peso. Com certeza você nunca tinha imaginado que poderia preparar ambos ingrediente juntos e com este objetivo tão especial, agora você verá que a versatilidade dos ingredientes se presta para várias receitas, com as quais poderá perder peso naturalmente e com bons resultados.
Gengibre

Chá de gengibre e limão

Uma das formas de combinar estes dois ingredientes para aproveitar as suas propriedades, é fazendo um chá seguindo simples passos e com um sabor delicioso que você adorará.

O que você deve fazer?

Colocar para esquentar uma xícara de água e retirar antes que chegue ao ponto de ebulição. Quando a água estiver pronta, acrescente uma pequena fatia de gengibre e deixe repousar durante 5 minutos tampada. Depois deste tempo agregue o suco de um limão e beba. É recomendável tomar o chá em jejum.

Limonada de gengibre e limão

Esta deliciosa limonada combina a receita clássica que todos nós conhecemos, com os poderes do gengibre que a fará mais saudável e permitirá que você baixe de peso.

O que você deve fazer?

Prepare a limonada como o faz normalmente, evitando usar açúcar refinado para adoçar. Depois agregue uma colher de gengibre ralado, e se o deseja, também pode acrescentar umas folhinhas de salsinha bem picadas, para potenciar o seu poder desintoxicante. Uma vez que esteja pronto, beba preferencialmente em jejum.

Molho de gengibre e limão

Limão

Esta é uma excelente alternativa para desfrutar dos benefícios do gengibre e do limão juntos, pois não precisa preparar um suco ou um chá para aproveitá-los.

O que você deve fazer?

Rale bem um punhado de gengibre e depois misture com o suco de um limão. Acrescente este molho às suas saladas favoritas e aproveite.

Outros benefícios do gengibre e do limão

Como mencionamos a princípio, o gengibre e o limão estão repletos de propriedades que favorecem a saúde de diferentes maneiras, incluindo a perda de peso. Tendo em conta as receitas anteriores, estes são outros benefícios que você pode ter ao consumi-las.
  • Ajudam a purificar o sangue: ao ter depuradores do organismo, que facilitam a eliminação de toxinas e resíduos que o corpo não precisa, estes dois bons aliados são ideias para purificar o sangue naturalmente e entre outras coisas, é bom para a circulação e combate o colesterol ruim (LDL).
  • Fortalecem o sistema imunológico: tanto o limão como o gengibre tem uma grande quantidade de componentes que fortalecem o sistema imune, e graças a isso nos ajudam a manter os resfriados longe, os problemas respiratórios, as afonias, as infecções, entre outros.
  • São bons para a saúde da pele: a mistura de gengibre e limão é rica em vitamina C e antioxidantes, que ajudam a manter uma pele saudável, jovem e hidratada.
  • Estimulam a boa digestão: esta combinação é ideal para combater problemas digestivos como a indigestão, o transito lento, e entre outras coisas a incômoda retenção de líquidos. Isso sim, é importante esclarecer que quem sofre de gastrite (diagnosticada) é melhor que não os consuma.

Lembre-se!

Se você deseja baixar de peso aproveitando os benefícios do gengibre e do limão como bons aliados, também deve ter uma dieta saudável, livre de fast food, refrigerantes, farinhas, gorduras, sódio, entre outros. Além disso, é bom que realize atividades físicas e beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se você segue este estilo de vida, logo notará que já não tem os quilos a mais.

Fonte: Melhor com Saúde.

As 3 melhores formas de usar o gengibre e suas propriedades

O gengibre é um dos melhores remédios naturais que existe. Usado na medicina oriental há séculos, esta raiz poderosa, da qual já falamos algumas vezes, pode ser usada para tratar uma infinidade de condições e doenças de forma natural e sem causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde.

As 3 melhores formas de usar o gengibre e suas propriedades

Embora na cultura ocidental ele seja mais conhecido por seu sabor picante e pelo toque especial que pode proporcionar a diversos pratos e receitas, muitas pessoas também estão descobrindo e fazendo uso do gengibre como um poderoso remédio natural.

Mesmo sabendo de todas as suas propriedades, muitas pessoas podem ter dúvidas de como introduzir e manter o gengibre em seu dia a dia, para aproveitar todos os benefícios que ele tem a oferecer fazendo parte de seus hábitos diários.
Hoje, iremos falar não apenas sobre as principais propriedades e ações do gengibre, mas também das três melhores formas de utilizá-lo para que ele se torne um aliado da sua saúde.

Quais são as propriedades do gengibre para a saúde?

  • É rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
  • Reforça o sistema imunológico e ajuda a criar uma barreira protetora contra os micro-organismos que possam afetar a saúde.
  • Possui ação analgésica e anti-inflamatória sendo eficaz no tratamento de várias condições, como a artrite, a fibromialgia e a fadiga crônica.
  • Combate as náuseas e enjoos.
  • Ajuda a tratar dores de garganta e a congestão nasal.
  • Possui ação antifúngica e pode ser usado no tratamento de infecções causadas por fungos.
  • Ajuda a combater as dores de cabeça, enxaquecas e cólicas menstruais.
  • Possui ação termogênica e é capaz de acelerar o metabolismo, ajudando a perder peso e queimar gorduras.
  • Faz parte de uma lista de alimentos com propriedades anticancerígenas.
  • Melhora a digestão e ajuda a tratar gases e úlceras gástricas, além de proteger o estômago.
  • Favorece a circulação e com isso previne o surgimento de doenças cardiovasculares.

As três melhores formas de usar o gengibre

O gengibre pode ser encontrado de diferentes maneiras em supermercados e lojas de produtos naturais. Iremos falar sobre as três melhores formas de introduzi-lo em seu dia a dia.
  1. Chá de gengibre

cha-de-gengibre

Uma das melhores e mais comuns maneiras de fazer uso do gengibre para aproveitar todos os seus benefícios. O chá é ótimo para nos beneficiar das propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo uma boa opção para quando estamos sentindo alguma dor.
Também é ideal para relaxar o corpo quando estamos esgotados depois de um dia intenso de trabalho e estresse.
Tem dúvidas de como prepará-lo? Aproveite esta receita:

Ingredientes

  • 1 colher de gengibre fresco picado (15g)
  • 1 copo de água fervendo (250ml)
  • 1 colher de mel (7,5g) – opcional
  • Suco de limão (opcional)

Como preparar?

Adicione a colher de gengibre fresco picado a um copo de água fervendo. Se quiser,você pode adicionar o mel e o suco de limão para obter um sabor mais agradável. Ambos são ingredientes com propriedades benéficas para a saúde e não atrapalham em nada a ação do gengibre.
Se quiser, você também pode experimentar esta receita substituindo a água porleite quente.
  1. Gengibre fresco para suas receitas

O toque especial que o gengibre fornece aos pratos combina com diversos alimentos. Você pode manter a raiz de gengibre em casa, ou até ter uma planta do mesmo, e ralá-lo, triturá-lo ou simplesmente cortá-lo em rodelas para utilizá-lo em diferentes preparações culinárias.
Você pode combiná-los com vários alimentos:
  • Preparos com carne, seja ela de boi, frango ou porco.
  • Pratos com uma influência oriental, como o frango xadrez.
  • Peixes presentes na culinária japonesa, em preparos como o sushi e o sashimi
  • Adicione-o ao arroz para obter um sabor único e diferente do dia a dia.
  • Use-o para dar um toque especial às saladas.
  • Acrescente um pouco de gengibre aos vegetais e legumes refogados para um sabor extra.
  • Pode até ser usado em receitas de doces, como o cheesecake e pudins.
  1. Gengibre moído

gengibre-moido

Você pode comprar o gengibre já moído, ou então prepará-lo em casa a partir da raiz seca. Esta forma do remédio natural também pode ser usada de algumas maneiras diferentes:
  • Acrescentar em seus chás e infusões preferidos.
  • Adicionar uma porção a batidas e sucos naturais de vegetais e frutas.
  • Usar como tempero e molho para saladas, juntamente com outros ingredientes como azeite, molho de soja e mostarda, por exemplo.
  • Temperar carnes antes de prepará-las.
Fonte: Melhor com Saúde.

A aveia, um remédio natural para tratar a ansiedade

O número de pessoas que sofre de ansiedade é altíssimo, mas a maioria delas não busca maneiras de tratar a situação, e simplesmente convive com os transtornos de ansiedade como se fossem parte normal e inerente de suas vidas.

A aveia, um remédio natural para tratar a ansiedade


Tratamento para a ansiedade

Embora existam diversos medicamentos farmacêuticos que prometem tratar este e outros distúrbios emocionais e psicológicos, eles nem sempre podem ser a melhor alternativa. Cada pessoa possui um caso diferente de ansiedade, por isso é importante consultar um médico e entender qual é a melhor abordagem para cada situação específica.
Além disso, para quem não quiser fazer uso dos medicamentos convencionais, já que eles podem causar efeitos colaterais e, em alguns casos, até dependência, ou para quem gostaria de complementar o tratamento de ansiedade, existem alternativas naturais e saudáveis que podem nos ajudar nesta batalha.

aveia-e-ansiedade

Manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física com regularidade são dois hábitos que podem fazer muito para nos ajudar a reduzir a ansiedade. Os exercícios liberam endorfinas, que proporcionam bem-estar e nos ajudam a esquecer dos problemas e comportamentos que podem causar ansiedade. A alimentação equilibrada mantém nosso organismo saudável e funcionando de forma adequada, prevenindo oscilações que possam alterar nosso humor e desencadear esse transtorno.
Hoje, dentro do tema da alimentação para tratar a ansiedade de maneira eficaz,falaremos sobre um remédio natural ideal para alcançar este objetivo: a aveia.

Por que a aveia combate a ansiedade?

Estudos indicam que a ingestão de carboidratos complexos em geral ajuda a combater transtornos de ansiedade. Lembre-se de que estamos falando aqui dos carboidratos integrais, já que os alimentos feitos de farinha refinada fazem exatamente o contrário, causando oscilações no nível de açúcar do sangue e afetando a fome e os níveis de energia.

aveia

Entre as opções de carboidratos complexos, a aveia é um maravilhoso remédio natural para reduzir a ansiedade e os sintomas associados, pois ela é rica em fibras e é digerida lentamente, fornecendo assim uma fonte de energia estável e constante para o organismo, prevenindo oscilações. Além disso, também estabiliza os níveis de açúcar no sangue e ajuda a diminuir alterações no humor e aquelas fortes vontades de ingerir determinados alimentos, que podem desencadear ansiedade, irritabilidade e sintomas depressivos.
Outro ponto positivo da aveia é que ela é capaz de promover a liberação da serotonina em nosso corpo. Conhecida como o hormônio do bem-estar, ela faz com que nos sintamos mais calmos e centrados, reduzindo os sintomas de ansiedade.
Por último, a aveia ainda é rica em vitamina B e magnésio, nutrientes importantes para o combate à ansiedade.
É importante ingerir a aveia sempre acompanhada de outros alimentos saudáveis, como frutas frescas e secas, nozes e amêndoas, por exemplo. Se quiser adoçá-la, evite o açúcar, pois ele irá prejudicar o efeito benéfico da aveia de controlar os níveis de açúcar no sangue. Se quiser usar um adoçante, opte sempre pelo mel.

Batida de aveia para reduzir a ansiedade


receita-de-aveia

Se você sofrer de ansiedade, saiba que existem várias formas diferentes de incorporar a aveia ao seu dia a dia e aproveitar os seus benefícios no tratamento deste estado emocional.
Aqui, iremos dividir a receita de uma destas opções, que além de ser energética e refrescante, também é deliciosa. É uma ótima alternativa para introduzir a aveia no café da manhã, começando o dia com muito mais energia e disposição. Conheça o passo a passo da receita a seguir:

Ingredientes

  • 1 pera madura
  • 50 g de aveia orgânica sem açúcar
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)

Como fazer

  • O preparo é muito fácil. O primeiro passo é descascar a pera e cortá-la em pedaços para que fique mais fácil de bater.
  • Em seguida, coloque-a no liquidificador juntamente com a aveia orgânica sem açúcar e o copo de água.
  • Bata até obter uma textura homogênea e cremosa. Quando chegar à consistência desejada (também depende da sua preferência) adicione a colher de mel para adoçar naturalmente. Você pode servir esta batida fria com duas pedras de gelo. Fica uma delícia!

Dicas finais

Além de tornar a aveia uma parte constante do seu dia a dia, não se esqueça de praticar atividades físicas e de manter uma alimentação leve e equilibrada.
Cuide também do seu estado emocional, importantíssimo para combater a ansiedade. Dedique um tempo a você mesmo e ao autoconhecimento. Faça suas atividades preferidas e não se esqueça de praticar exercícios de relaxamentoA meditação e a ioga também são boas opções para reduzir os transtornos de ansiedade.

Fonte: Melhor com Saúde.